O Programa Aluno Monitor

O Programa Aluno Monitor tem por objetivo propiciar um ambiente de aprendizagem colaborativa e potencializar o protagonismo juvenil, envolvendo o monitor nas atividades como co-responsável, e também promover uma postura ética nesse aluno frente aos compromissos e aos envolvidos no projeto.
Neste sentido, a formação do aluno-monitor significa a promoção do seu desenvolvimento por meio do exercício responsável do fazer, e que o valoriza ao ser considerado como fonte de cooperação para o trabalho.

Conselho de Escola 2014

Reunião de 09 de Junho

Aos nove dias do mês de junho de dois mil e quatorze em uma das dependências da EMEF Dona Jenny Gomes realizou a reunião ordinária do Conselho de escola com primeira chamada as 18h e segunda chamada as 18h30 conforme edital publicado no dia 05 de julho de 2014, para tratar dos seguintes assuntos: Aprovação do plano e  cronograma de reposição da grave, informar os conselheiros sobres a alteração de horário no período de recesso escolar entre outros assuntos. A presidente Sandra inicia a reunião cumprimentando a todos e iniciando os trabalhos pelo primeiro itens, apresentação do plano de reposição da greve e seu cronograma   , passando a palavra para a diretora Rosangela que explicou como foi elaborado o cronograma, que devemos seguir a portaria e as orientações do supervisor. O  Calendário de reposição da greve foi aprovado por todos os presentes. A Presidente Sandra retoma a palavra iniciando o segundo item informando os conselheiros que no recesso terá alteração  de horário de funcionamento da escola ela funcionará das 8h as 19h, e os funcionários cumpriram seus horários de trabalho dentro do horário de funcionamento da U.E. A diretora Rosangela reforça que para ocorrer essa alteração ela ira pedir autorização para o Dirigente Regional e informar as funcionários que neste período não haverá adicional noturno. A presidente Sandra pergunta aos presente se tem algum outro assunto a ser discutido, e a diretora Rosangela se manifestou a respeito da Festa junina que ocorreu no dia 07 de junho, dizendo que foi um sucesso, agradeceu a dedicação e o trabalho de todos. A AD Valeria pediu para que no próximo ano as danças sejam organizadas de modo que tenha durante todo o dia, colocou também sobre os peixinhos vivos que foi colocado na festa as 12h e acabou antes das 12h30 que para o próximo ano podemos comprar mais. A presidente Sandra colocou que esse ano foi um pouco atípico pois varias escolas estavam realizando a festa no mesmo dia e vários professores tiveram problemas de acumulo, mas ficaremos atentos para o próximo ano. A presidente Sandra lembra os conselheiros que conforme o nosso regimento três faltas sem justificativa o membro do conselho será substituído por seu suplente e que já temos alguns conselheiros neste casos e a saída já será para a próxima reunião. A presidente Sandra pergunta se há mais algum assunto, não tendo mais nada a ser debatido da por encerrada a reunião do conselho.

Reunião de 18 de Maio
Aos quinze dias do mês de maio de dois mil e quatorze , em uma das dependências da EMEF Dona Jenny Gomes realizou a Reunião ordinária do conselho de escola, com primeira chamada às dezoito horas e em segunda chamada as dezoito e trinta conforme edital publicado no dia treze de maio de dois mil e quatorze, para tratar dos seguintes assuntos: aprovação das prioridades de compra para dois mil e quatorze, inicio da construção do regimento interno do conselho de escola, aprovação da festa junina entre outros assuntos. A senhora diretora Rosangela cumprimentou a todos explicando que a senhora Presidente do conselho Sandra iria se atrasar e pediu a vice presidente  do conselho  Isaira  Regina para dar início à reunião. A senhora presidente Isaira Regina  iniciou a reunião , cumprimentando a todos e explicando que iniciaria a reunião pelo primeiro íten da pauta:- Levantamento das prioridades para o ano de 2014: A senhora Diretora pediu a palavra para lembrar a todos a importância de se pensar nas prioridades, considerando a proposta pedagógica da escola. Em seguida a vice presidente Isaira pediu a senhora Valéria que apresentasse aos presentes as prioridades elencadas pelos vários segmentos da escola. Após apresentadas as prioridades o conselho deliberou sobre a  aprovação, sendo aprovado por unanimidade, as quais  serão elencadas no Plano Anual. Em seguida a senhora presidente do conselho Sandra  deu continuidade à reunião abordando o 2º íten da pauta:-Festa junina. A senhora Diretora pediu a  palavra para lembrar aos presentes que a festa junina será  dia 7  de junho  e será uma reposição referente ao  dia 02 de maio , lembrando aos  presentes que será um momento de descontração e lazer tendo como objetivo fortalecer o vínculo da família com a escola. Em seguida a presidente do conselho senhora Sandra Prado explicou aos presentes que  a festa Junina será aberta a comunidade, e pediu que os presentes se manifestassem. Por unanimidade todos se manifestaram a favor de que  a festa junina fosse aberta à comunidade. Em seguida a senhora Valéria pediu a palavra para falar sobre a organização da festa Junina, explicando que  haverá várias barracas terceirizadas,  sugerindo que os alunos colaborem com prendas , porém apenas com prendas que serão usadas na festa junina: Milho de pipoca, óleo, açúcar, sal etc. A senhora diretora lembrou que será uma doação espontânea, sem caráter de obrigatoriedade, e que não haverá competição entre salas . A senhora Valéria informou que a Professora Helena irá  organizar um brechó, com doações de funcionários , professores e pais do conselho, haverá também uma barraca de doces e salgados , sendo  os doces e salgados doados pelos professores . Em seguida a senhora Presidente do conselho Sandra Prado ,  pediu  aos  presentes se manifestassem sobre as sugestões apresentadas, e todos os presentes se manifestaram favoráveis  às sugestões apresentadas  .  Dando  continuidade à reunião a senhora presidente do conselho, abordou  o próximo íten da pauta:-Elaboração do Regimento interno do conselho.  A Senhora diretora pediu a palavra , para lembrar a todos da importância de  participarem efetivamente das reuniões de conselho,  que o regimento interno do conselho  é um instrumento que normatiza a organização e funcionamento do conselho e serve para definir as regras de funcionamento do conselho e deve ser  o resultado de uma construção coletiva. Em seguida a  senhora Presidente  do conselho  Sandra, retomou a palavra lembrando a todos que houve participação coletiva na elaboração do regimento interno e leu para os presentes , lembrando que o regimento foi elaborado de acordo com a portaria SME nº 2565, de 12/06/2008. Após leitura  e discussão , a professora Silvana questionou sobre como seria o procedimento se houvesse ausência de um segmento na reunião, e a presidente Sandra sugeriu que se o grupo se reunisse para que após nova leitura da portaria ,
fosse definido esta questão. A presidente do conselho Sandra Prado explicou aos presentes que o regimento será aprovado pelo conselho escolar em reunião extraordinária e  em data a ser definida ainda no mês de maio. A presidente do conselho Sandra leu para os presentes o parágrafo único da portaria:  SME  nº 2565, de  12/06/2014 :
-O presente regimento poderá ser alterado pelo conselho escolar, quando necessário, em reunião extraordinária convocada para este fim, e mediante a aprovação de qualquer número de presentes, entrando em vigor após sua aprovação. Em seguida a senhora  presidente do conselho Sandra passou pra o próximo íten da pauta:-Outros assuntos:- A senhora diretora pediu a palavra para lembrar a todos e em especial aos pais e alunos presentes que estamos em período de greve, que a escola está parcialmente em greve, 8 professores da Unidade estão em greve, e que em função da situação, três a quatro salas estão sendo dispensadas  diariamente e  que a unidade tem se organizado para avisar com antecedência aos alunos ,  a senhora coordenadora pedagógica Gislaine lembrou aos presentes que as  salas que não estão sendo dispensadas a aula está sendo normal, e a chamada está sendo realizada diariamente. A senhora diretora lembrou aos presentes que a greve é um direito ga, rantido pela constituição, que os profissionais da educação estão em luta não apenas por melhores salários, mas também por melhores condições de trabalho. Em seguida a senhora presidente do conselho Sandra passou a palavra para a  senhora coordenadora Pedagógica Adriana Marli, que deu ciência aos presentes do PNLD (EJA), explicando que os professores se reuniram e escolheram as coleções conforme apresentados no site FNDE/PNLD 2014/LIVRO DIDÁTICO EJA. Após consultas e análise optaram pelas coleções: Moderna e Caminhar e Transformar. Em seguida a senhora  presidente Sandra ofereceu a palavra a quem dela desejasse fazer uso , e não havendo manifestação deu por encerrada a reunião.

Dia 31/03 segunda-feira às 19h teremos assembleia para decidirmos onde será a brinquedoteca de nossa escola, procure um de seus representantes e de sua opinião.
Outro assunto é a ONG Viver a Vida que pede um espaço nas dependências da escola para realizar o projeto “Saúde do Idoso”. Você concorda? De sua opinião para seu representante.
Os representantes dos alunos são:

Pamela 9ºA
 Andressa 9ºA
Jennifer 9º A
 Ana Beatriz 9ºD
 Nathalia 5ºB
Victor Santini 5ºB
 Yasmim 5ºB
 Matheus Pinheiro 5ºC


Abraços Profª Sandra

Presidente do Conselho de Escola
Ata da reunião do Conselho Realizada no dia 24 de Março de 2014

ATA DA ASSEMBLEIA GERAL DE ELEIÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO DE ESCOLA DA EMEF DONA JENNY GOMES - 2014
Aos 24 dias do mês de março de dois mil e quartoze, às 19h00 em primeira chamada e às 19h30 em segunda chamada conforme Edital de Convocação publicado em 18/03/2014 reuniram-seem uma das dependências da EMEF DONA JENNY GOMES em assembleia geral os candidatos representantes dos segmentos que compõem a equipe de trabalho da EMEF Dona Jenny Gomes para eleição dos membros que irão compor o Conselho de escola para o ano de 2014. Dando prosseguimento aos trabalhos a presidente do conselho de escola do ano de 2013 professora Sandrainicia a reunião explicando o que é uma assembleia gerale  que os eleitos serão empossados hoje e essa posse será pelo período de março/2014 a março de 2015. A assistente Valeria explicou para os alunos e pais presentes o que é Conselho de Escola e a importância de participar das reuniões, a professora Sandra esclareceu também que são os alunos que passam as informações aos demais alunos e também trazem assuntos para as pautas de reunião; Em seguida pediu que se iniciasse a eleição. A Eleição ocorreu na seguinte ordem: 1 - Equipe técnica; 2 - Equipe docente; 3 - Equipe Discente; 4 - Quadro de apoio; 5 - Pais.1-Equipe Técnica: Estiveram presentes 3 representantes candidatos da Equipe Técnica: Coordenadora Pedagógica: Senhora Gislaine da Costa Fernandes RF: 690.338.0/1, a assistente de Direção senhora Valéria Cristina JacysynRF: 600.665.5/2  e  o assistente de Direção senhor Reginaldo Pereira de Jesus RF: 669.194.3/2..Após votação definiu-se como Titulares: A coordenadora pedagógica senhora Gislaineda Costa Fernandes  e  o senhor Reginaldo Pereira de Jesus e como suplente a senhora Valéria Cristina Jacysyn.2-Equipe docente: Estiveram presentes nesta assembleia os seguintes candidatos representantes da equipe docente:José Carlos Carvalho de Lima, RF:638.830.2/1;, Edna Maria Raimundo de Souza, RF:589.232.5/3; Sandra Cristina da Silva Prado, RF:573.762.1/3, Agnaldo Ferreira, RF: 751.120.5/1;Isaira Regina Santos Silva, RF 790.834.2/1,, Maria de Fátima de Carvalho Sanches, RF:660.536.2/1,  Alana dos Santos, RF:802.260.7/2 , Déborah Ribeiro do Vale, RF: 573.279.4/2, Gladstonde;Souza Coelho, RF:781.203.5/1,  Nádia Ali Fares, RF: 729.823.4/2 ,Rosa Maria Balhesteros Nogueira, RF:667.397.0/6, Agnaldo Ferreira RF: 751.120.5/1, Rosana Demétrio da Silva RF: 802.312..3/1 ,Cristiane Beck Solera de Farias RF:792.054.7/1 , Shirley Pereira de Moraes RF: 712.376.1/2,Rafael de  Souza Santos RF: 808.581.1/1 , Silvana Aparecida dos Santos Silva RF:625.342.1/2, Adriana Marli RF: 630.347.1/3, Alexandre Guimarães da Silva RF: 781.104.7/2, Aparecida de Fátima Barbosa RF:613.076.3/2, Francisco Iran de Sena Lucas RF:773.684.3/2,  Isaira Regina Santos Silva RF: 686.724.3/2A Diretora pediu que se iniciasse a votação, após votação, definiu-se:TITULARES:1-Isaira Regina Santos Silva; 2- Cristiane Beck-3-Nádia Ali Fares, 4-José Carlos Carvalho de Lima  5-Edna Maria Raimundo de Souza 6-_Rafael  Souza Santos–SUPLENTES :-Déborah Ribeiro do Vale; Shirley Pereira de Moraes, Silvana Aparecida dos Santos , Gladston de Souza , -Agnaldo Ferreira;  Rosa Maria Balhesteiro.3- Equipe Discente:Estiveram presentes nesta assembleia os seguintes candidatos:Ana Beatriz 9ºA, Pamela 9ºA,Andressa 9º A, Jennifer 9º A, Ana Beatriz 9º D, Natalia 5ºB , Victor Santini 5º B, Yasmim 5º B , Matheus Pinheiro 5º C. Após votação ficou assim decidido: TITULARES:Pamela 9º A,  Andressa 9º A, Jennifer 9º A , Ana Beatriz 9º D. –SUPLENTES:- Nathalia 5º B, Victor Santini 5º B, Yasmim 5º B, Matheus Pinheiro   5ºC 4-Equipe de Apoio: Estiveram presentes nesta assembléia os seguintes representantes do quadro de apoio:-A senhora Margarida Barbosa Monteiro-RF:482.532.2/2, o ATE Marcos Hamilton- RF 739.280.0/1 , A  ATE Sandra  Regina Américo dos Santos RF: 694.324.1/1A, a Agente Escolar Ana Ceres RF: 653.054.1/1, a Agente Escolar Maria da Glória lopes-RF: 698.418.5/1.A Diretora pediu que se iniciasse a votação e após votação definiu-se: -TITULARES: 1-Marcos Hamilton ATE-(Inspetoria); 2-Sandra Regina Américo dos Santos( ATE-Secretaria) -.SUPLENTES: Ana Ceres Souza da Silva Araujo(Agente escolar), - RF:482.532.2/2 5-PAIS:Estiveram presentes nesta assembléia os seguintes pais:Claudio de Jesus Silva ,pai do aluno  Weslei (2ºC)), Fátima Aparecida Rodrigues, mãe do aluno Wesley (2º C) Luciana Pinheiro de Sá do Couto  mãe do aluno Matheus Pinheiro (5º C), Vera Lúcia Francisco da Silva , mãe da aluna Nathália  (5º B),  AndreaSantini mãe do aluno Victor Santini 5ºB, Maria Silvanira da Costa, mãe da aluna Jussara (2º C), Cláudio Eduardo ,pai do aluno Gustavo Rocha (2º C), Simon HuancaTallaca , pai da aluna Karen (4º B),Carlos Aparecido de Souza ,(Pai do aluno Carlos 9ºB),,Edgar Mamani Gomes , pai da Yermim(4ºB) Leonor Pereira , mãe da Julia (2ºC).
Após a eleição e posse do novo conselho foi eleito a professora Sandra como presidente, a professora Isaira como vice-presidente e a Professora Edna como Secretaria. Ficou acordado que a próxima reunião será no dia trinta e um de março as dezenove horas, onde será discutido sobre o espaço onde será nossa brinquedoteca e também se dará inicio a construção do regimento do Conselho de Escola. Sem mais nada a reunião foi encerrada pela presidente Professora Sandra.