O Programa Aluno Monitor

O Programa Aluno Monitor tem por objetivo propiciar um ambiente de aprendizagem colaborativa e potencializar o protagonismo juvenil, envolvendo o monitor nas atividades como co-responsável, e também promover uma postura ética nesse aluno frente aos compromissos e aos envolvidos no projeto.
Neste sentido, a formação do aluno-monitor significa a promoção do seu desenvolvimento por meio do exercício responsável do fazer, e que o valoriza ao ser considerado como fonte de cooperação para o trabalho.
Chegada do verão exige cuidados com a Dengue

A dengue é causada por um vírus e, se não for tratada, pode levar o paciente à morte. E com a chegada do verão, intensifica-se a preocupação. Pois a primavera chuvosa e quentinha já deixou o ambiente propício à proliferação do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Por isso precisamos tomar alguns cuidados para evitar a picada do mosquito, não se tornando mais um foco indireto da doença:
Inseticidas elétricos – Devem ser colocados ao amanhecer, ou ao final da tarde, antes do pôr-do-sol, horários que os mosquitos da dengue mais picam.
Mosquiteiros – Podem ser usados para cobrir as camas de crianças, tanto durante o dia quando à noite.
Repelentes – Necessário adotar precauções quando usados em crianças pequenas e idosos, por causa da sensibilidade da pele.
Telas – Eficazes contra a entrada do mosquito nas casas.
Porém, para conseguirmos diminuir este, que é o maior problema de saúde pública em nosso país, a prevenção e as medidas de combate exigem a mobilização e participação de toda comunidade a partir da adoção de medidas simples, visando à quebra da cadeia de transmissão e contaminação. Eliminando os locais de reprodução do mosquito:
Tampar os grandes depósitos de água – Uma boa vedação em recipientes como caixas d’água, tanques, tinas, poços e fossas.
Remover o lixo – evitar o acumulo de lixo, que é um excelente meio de coleta de água da chuva. Se necessário, acione o serviço de limpeza publica (SP Alô Limpeza – 3397 1723/3229 3293).
Limpar os recipientes de água – O ovo do Aedes Aegypti sobrevive em lugares secos. Desta forma, não basta apenas trocar a água do vaso da planta ou usar um produto para esterilizar a água. É preciso lavar as laterais e as bordas do recipiente com bucha e sabão, pois nesses lugares os ovos eclodem e viram larvas.
Encher com areia os vasos de plantas – Mantendo sempre limpos os pratinhos que ficam embaixo do vaso.
Fique atento e faça a sua parte!

6 comentários:

  1. Eu ajo muito legal fazer um texto sobre Chegada do verão exige cuidados com a Dengue para orintar
    os alunos

    Diego Filipe Pereira Ornelas
    4 B

    ResponderExcluir
  2. É muito importante esse texto para que as pessoas saibam sobre os riscos que a Dengue oferece.

    Daniel Bueno 4TB n°8

    ResponderExcluir
  3. A dengue é causada por um vírus e, se não for tratada, pode levar o paciente à morte. E com a chegada do verão, intensifica-se a preocupação.

    Diego Filipe Pereira Ornelas 4B

    ResponderExcluir
  4. ta certo tem que combater a Dengue.
    Lucas Pires do Amaral 4TA

    ResponderExcluir
  5. Isso é verdade, a dengue tem de ser controlada

    Fernando nº11 7ªC

    ResponderExcluir
  6. Com pequenos atos combateremos a dengue.Vitor Hugo 8B Nº34

    ResponderExcluir